sexta-feira, 26 de abril de 2019

Entendendo as Cryptomoedas


Olá que bom que você tá aí o tema de hoje são as criptas moedas ea mais conhecida delas que a bitkom guiné que a assim é o tema do momento todo mundo falando a vale a pena investir em bitcoin tal eu vou eu vou fazer assim um panorama geral e vou tratar direitinho para que você entenda o que é a bitcoin o que são essas críticas são moedas e pra você tomar a melhor decisão ah eu vou começar por uma coisa eu dou aula de direito bancário e tem um pedaço de si nesse curso que eu falo sobre moeda e muitas vezes a gente vê os alunos eles se surpreendem quando eu falo algumas coisas sobre a moeda e é eu tenho certeza que vou trazer muita informação nova para você também então vamos começar o seguinte por que você é o que a grande discussão é assim porque eu acredito nessa escrita moedas não acredito vamos pensar um pouquinho na moeda convencional a gente tem um real chega para pensar por que você aceita o real.


Bom tem 22 pontos importantes de você que motiva você aceitar o real o primeiro é um ponto é vamos assim você aceita o real porque todo mundo aceita se as pessoas se você na hora de pagar uma determinada conta pessoa dissesse não não aceito que você me paga em dinheiro você tem que trazer aqui alex você me paga em real sem trazer dólares e tem trazer sei lá é ouro ou alguma coisa assim você muito provavelmente na hora que o seu empregador fosse pagar o seu salário ou na hora que a pessoa que aluga seu apartamento ou enfim o o o seu cliente fosse pagar alguma coisa pra vocês se ele não quer essa moeda porque ela não me interesso pelo teu uso pra ela né então o primeiro ponto que você tem que lembrar você aceita a moeda hoje já porque porque todo mundo aceita agora esse porque todo mundo aceita tem passe antes dele que é o seguinte existe embora a gente não sai assim não seja uma coisa de conhecimento comum neodi que a pessoa fique tempo todo se se ligando pra isso existe uma lei que obriga as pessoas a usarem moedas então isso é chamado de eça esse tipo de de imposição na lei fica bonitinho e só escreve em curso legal mas na realidade o curso quer dizer você da moeda cursada mandanda mas na noite no jargão você usa curso forçado forçado porque porque não é forçado por lei aaaah receber essa moeda e na quando você vai na lei também diz o seguinte que é uma outra característica da moeda que diz o seguinte que essa moeda ela tem que ser é é aceita tá certo aliás você tem que usar essa a denominação reais primeira tem que ser aceita em todas as transações que é o curso forçado e outra coisa é a seguinte é que a denominação de todos os preços da nossa economia é é quando você coloca um preso quando você atribui um salário a alguém quando você é quando você faz um balanço da empresa demonstrações financeiras da empresa aquilo tudo tem que estar em reais os contratos têm de estar inscritos em e com a denominação é pecuniário seja o valor da história tem que tá em real então isso aí é dar uma nova dimensão de porque você aceita o dinheiro aí vem um ponto que é muito é importante e que as pessoas elas não param muito pra pensar e às vezes elas até desconhece então por exemplo é a questão do lastro todo mundo falou assim ah mas qual é o lastro da palavra lá isto pode ter sua estranha pra você mas existe uma fantasia não é de que a moeda é brasileira que o real tem a depósitos e o brasil tem depósitos de ouro e que aqueles depósitos ouro serve pra dar pra dá credibilidade para o real quero dar esse triste notícia pra você é que o o homem muito tempo quer dizer desde 1900 e quando houve o consenso de washington em 1945 pós-guerra se abriu mão dessa questão do chamado é dessa relação né da moeda da emissão com as reservas de ouro dos países à então hoje se você disser qual é o laço você chegar lá no banco central com a nota de 100 reais e sim eu quero trocar ele vai dizer que você quer trocar pelo que por duas de 50 é o hol por 10 de 10 então assim é não tem nada que você vai trocar a moeda e poxa é então tô com um pedaço de papel na mão sim você está com um pedaço de papel na mão que existe por lei a obrigação de outras pessoas aceitarem desculpe mas é essa captura é a pura realidade é dos fatos está certo então é uma convenção na realidade não é não basta uma coleção é uma forma legal de impor às pessoas que aceitem o real e não há lastro absolutamente algum nem do real nem do dólar nem da libra nenhuma dessas moedas elas têm qualquer tipo de garantia de troca de alguma coisa por outra mas já deve estar pensando se perguntando assim coxa mas então assim e quer dizer se isso não tem lastro é é puxa como é que funciona então esta moeda digital bom a moeda digital já que foi feita em ispahan agora antes falou ainda sobre o edital quero falar uma coisa para você basicamente todo o dinheiro que você é série é meio virtual eu não sei se parou pra pensar mas para os assalariados para a pessoa que têm um comércio nem um pouco menos mas já é bastante mas há prós alardeado você recebe seu salário em espécie você recebe um crédito na sua copa pois é você recebe um crédito na sua conta é um orçamento eletrônico que é feito na sua conta e você está feliz com isso né porque aparece um valor na sua conta e que você pode transformar em dinheiro você pode sacar em espécie muito provavelmente não vai sacar o seu salário todo você vai sacando aos poucos em geral só não vai sacar o salário todo é e qual é outra característica disso é que isso em grande parte é virtual vou explicar por que a moeda é criada ela é criada por um pelo banco central até um determinado limite os bancos criam mais uma quantidade de moeda que hoje deve estar em duas a três vezes o que o banco central coloca de moeda em circulação você sabia disso pois é os bancos eles criam moeda como é que eles criam moeda quando eles fazem empréstimos ele pega o seu depósito você deposita recebe o dinheiro do salário o banco sabe que você não vai gastar tudo aquilo de uma vez que você vai deixar um pedaço aqui na conta então que ele faz ele tem uma média estatística e ele empresta parte do dinheiro que ele do dinheiro sei o que está ali pra outras pessoas quando essa pessoa recebe esse empréstimo que ela vai fazer é tudo eletrônico vai depositar na conta e vai gerar um novo empréstimo e vai por aí vai então isso é o chamado efeito multiplicador e em brasil em aproximadamente essa relação você pode pesquisar para ter o número correto só que o que vale aqui neste palco da gente é isso né ver nenhum centavo é que aproximadamente de duas a três vezes em duas a três vezes mais dinheiro escritura ao que é o que esse dinheiro que os bancos criam do que papel-moeda mesmo do que dinheiro mesmo que foi eu que foi impresso na casa da moeda e que o banco central colocou no mercado para circular pois é exatamente então quer dizer hoje há uma a uma mistura de é banco central com com bancos criando a moeda por isso que aconteceu quando houve a crise de 2008 é aquela crise lá atrás eu aqui chabu total lá no sistema financeiro é já havia alguns alguns caras que as chamas eram chamados de cyber punk ou seja eram os caras que queriam uma uma internet é assim mais anônima e que tivesse tivesse mais afastada do sistema tivesse afastada do sistema e lá atrás ele já vinha pensando em criar formas de dinheiro que você pudesse usar de maneira digital ta certo e que não tivesse a possibilidade de ser é de ser acompanhados ou seja da privacidade das pessoas se é quebrada se é invadida porque o que hoje se prestar atenção toda transação que você faz com o seu cartão de crédito toda transação é registrada na empresa eo atualmente um banco na cidade são algumas empresas que têm conhecimento disso dentre elas o seu banco e sabe o que você comprou a que horas em que dia o período do ano em que hotel que você vai enfim as compras que faz do supermercado ele sabe o valor não sabendo os produtos mas ele já sabe o valor quanto se gasta no supermercado ficou a freqüência enfim sabe mais a sua vida provavelmente que você então essas pessoas ficaram ficaram muitos eram muito incomodados com isso elas resolveram criar um dinheiro é um dinheiro é que tivesse fora desse sistema e que pudesse ser a utilizada e disso aí quer dizer esse site é punk que eram caras que mexeram muito com criptografia uma criptografia essa questão de senhas é é colocar chávez para que as pessoas não consigo não conseguissem decifrar as coisas e aí eles conseguiram finalmente com a internet e com esse incômodo que as pessoas tinham é com o sistema financeiro estavam sentindo com o sistema financeiro as pessoas estavam muito revoltadas lá em 2008 e que aconteceu eles criaram eles conseguiram botar em prática a idéia deles que era a moeda é a moeda virtual ou acredito moeda que é uma mistura de criptografia com características de moeda então só lembrar um pouquinho dessas características da moeda primeira característica que a gente falou que eu falei aqui pra você foi o seguinte olha você aceita o real porque porque ele é aceito em todo canto então como ele é aceito em todo canto o que serve pra que serve o real pra você fazer pagamentos então ele é um meio de pagamento você chega e você é terminam a transação você quer você preste um serviço que você quer recebe por esse isso que você quer adquirir um bem ou outro serviço o que você faz você usa a moeda real pra pagar netão a principal função do real s a outra uma outra função da moeda e aí não é só do real estou falando de todos e todas as moedas uma outra função é aquela que eu falei de que todos os preços da economia eles têm que está estipulado na economia brasileira tem está estipulado em real porque isso dá uma referência para todo mundo e as pessoas podem por exemplo o cara da pousada é ele pode colocar um valor e eu vou saber quantas horas vou ter que prestar consultoria ou vou prestar atendimento pra poder pagar aquela aquela minha estadia aqui meu feriado final de semana oferta seja o que for na pousada pois bem então é essa referência de preço que se chama essa referência é de que se chama unidade de conta eu tenho lá um valor que eu sei que eu posso comparar e fazer essa minha opção se eu vou pra essa pousada se eu comprar uma outra em comum e esse vale a pena mesmo eu tirar férias ou eu trabalhar mais eu trabalhar - por conta desses preços que são estabelecidos e aí tem uma terceira função que é de guardar riqueza então você pega ao com a moeda se não houver a inflação o que você faz você guarda sua riqueza na moeda em geral a inflação e você sabe que tem essa perda se essa inflação é muito grande você vai tentar fazer o que você vai tentar se ver livre dessa moeda o quanto antes se a inflação ela ou baixa você pode guardar sua riqueza ali tá legal então assim e se essas funções já bastam para a gente entender a crypton moeda os caras fizeram sim um probleminha também que a gente tem que lembrar já pensou se a mua a moeda se o real fosse impresso numa numa folha de papel que você chegava ali na na copiadora e tal tirar o cheiro e xerox eu tirava cópias saia é é gastando veja se esse fosse assim também ninguém é querer porque poxa você imprime 100 reais com 20 centavos neto então não funciona dessa forma o que você o que você precisa de uma moeda que não seja o que ela não seja ao significado e se conseguiram montar criar uma moeda que não era falsificável eles conseguiram uma solução tecnológica que permite a garantia que aquela moeda não seria falsificado não seria falsificável né quer dizer você não ia poder simplesmente criar uma moeda se usando códigos e tudo mais e como é que eles fizeram isso eles fizeram até que criar uma tecnologia genial brilhante que se que a tecnologia do blog shin e que eu não vou entrar nesse detalhe aqui porque é assim não é o escopo do do meu desse vídeo você tiver interesse em você coloca comentasse muita gente pediu eu faço um específico para essa questão do bloco tim não é nada demais é bem é bem é brilhante mas bem fácil de compreender só como nosso sistema que é investimentos é como eu to sempre levando nessa direção então vamos lá eles desenvolveram um sistema que era fácil elas querem é que é quase impossível com a com a tecnologia computacional que a gente tem hoje faz ficar e mais eles criaram aí você vai dizer sim mas como é que essa moeda é criada bom eu já falei a questão da inflação não é então um grande problema que você tem é se você deixar essa inflação se você jogar de moeda demais no mercado você vai inflacionar você essa moeda vai perder valor eles fizeram o que eles fizeram 11 uma uma fórmula é uma fórmula de crescimento dessa moeda e essa fórmula de crescimento ela leva em conta o seguinte ela premia como é que essa moeda crédito ela surge você pode fazer a criação dessa moeda como você fazendo parte de um grupo de pessoas que fiscaliza a integridade da moeda então é esse grupo de pessoas que fiscaliza a integridade da moeda é o pessoal que recebe que faz com que é que recebe como prêmio e novas moedas então as novas moedas são criadas a partir da conda confirmação das transações então é essas transações à medida que você transfere o dinheiro da sua carteira para a carteira de outra pessoa a série da sua conta simplificada através da sua conta para conta de outra pessoa um batalhão de de um batalhão de de internautas aí que tem o software você pode ter esse software é é eles que eles fazem atesto que aquela a transação que aquela moeda é íntegra que não é uma uma enrolação é uma coisa falsa quando eles dão ok e aí é que está a advogada essa pra fazer isso eles precisam de muito muita tecnologia muito como um computador muito é rápido pra fazer esse processamento porque essa verificação é feita com base em uma fórmula matemática então quem primeiro resolve esse problema é o cara que vai ganhar já que vai ganhar a moeda digital quanto mais máquinas você tem quanto mais é processar 2 você tem gerando é fazer essa verificação mais você tem chance de acertar esse problema por isso que por exemplo a bitkom que a moeda mais a moeda mais transacionada é ela demanda uma capacidade de processamento gigante porque tem muita gente por exemplo o pessoal está montando muitas muitas dessas empresas de verificação na china por conta da energia elétrica barata né no brasil a energia muito cara pra esse tipo de pra mim e pra melhorar essa moeda embora algumas bancas em várias pessoas passam isso aqui no brasil e aí esse processo é que faz aquele que faz com que a moeda passa sendo criada e existe uma curva de criação que é para evitar justamente que haja uma enxurrada de moeda é dessa moeda pelo menos a bitkom e haja uma enxurrada dessa moeda na economia e aí esta cripta moeda bom então vamos agora para eu acho que eu passei por todos os pontos que seria a criação agora vamos ver vamos pensar um pouquinho na aceitação porque veja o que você tá o que você está vendo na internet é um preço de um determinado ativo que é a que essa moeda começa cripta moeda não tá é você está vendo crescimento é enorme do preço dessa moeda que saiu do início desse ano de mil em poucos dólares pra chegou até faz cinco mil dólares 5 mil dólares tal enfim a mas o que qual é a o que está por trás disso veja a gente sabe que é como eu falei na questão do real você tem um monte de gente aceitando real agora eu me conhece será que tem um monte de gente aceitando muito provavelmente se você for uma loja ou é assim na esmagadora maioria das lojas do comércio aqui do brasil você não vai achar quem aceite é você baixar muito pouca gente que aceita a o bitcoin então isso é um ponto pra você ficar muito assim com a aam é com muita atenção porque porque ela não está cumprindo esse principal papel de uma moeda tradicional veja lastro é zero acho não existe como não existe nenhuma moeda nenhuma moeda tá então ela acha que eu já expliquei o que era então não existe nenhuma moeda agora o que eu preciso para que essa moeda seja realmente alguma coisa que me dê valor como é que eu tenha valor como moeda eu preciso que ela seja aceita em todo canto e se a gente parar pra prestar a atenção ainda não é o caso pode ser que ela vencia sei pode a gente pode garantir não sei isso é uma coisa que eu não tenho como afirmar por isso que eu acho que é uma uma decisão muito é vamos ver se envolve muito risco né você a adquirir essa moeda e se esta cripta moeda pensando é que ela realmente vai substituir as outras moedas que estão aí então esse é o primeiro ponto que é faz parte da análise que eu quero trazer para você o segundo ponto que é então em do ponto de vista de de meio de pagamento a gente sabe que ele funciona né porque existem pessoas que aceitam 2050 você consegue fazer essa transação trocar o seu trabalho trocar sua renda de aluguel trocar a a sua venda se vender um determinado produto recebido dispõe você pode transferir esses bitcoins pra outro lugar e fazer é é uma aquisição uma compra pagar o trabalho de outra pessoa desde que essa pessoa aceite existem vários lugares em que é assim que é assim mas o poder de realizar essas operações ele é bem limitado outra coisa também que que acontece em ti essa verificação que eu falei né por exemplo a partir da época você tira a moeda digital da sua conta e passa a moeda digital para a conta de outra pessoa é eu falei que existe um monte de gente que tenta descobrir é decifrar os códigos para dizer pra poder atestar aquela operação tenta fazer isso rapidamente mas esse rapidamente é demorado entendeu então muito provavelmente pra você fazer compras pequenas de pequeno valor é obtido com não vai ser uma grande e vai trazer uma grande utilidade por causa disso existem outras que têm moedas que são bem rápidas e que podem vamos assim que trazem essa essa essa característica é de uma de uma opção muito onde há sim uma opção muito bacana pra você trocar essas transações com cartão de crédito né enfim então isso aí tá resolvido com o outro ponto é a questão outro ponto é a questão da reserva de valor que é o que as pessoas estão fazendo vejo elas estão comprando bitcoins ou comprando crypton moedas na expectativa de que haja uma valorização o primeiro ponto que o que eu quero fazer é assim que eu falei de reserva de valor você simplesmente está aguardando valor você não está esperando que haja o que o que seria uma deflação ou seja uma valorização um aumento do poder de compra da moeda até porque a moeda não é muito pra isso era se você tiver alguma estabilidade de preços está fantástico você tse é desvalorizações você reduz usabilidade da moeda porque as pessoas param de comprar né então elas começam a usar aquilo ali como uma espécie de uma aplicação financeira e que não é uma função de moeda então veja nesse ponto eu também acho que a bitcoin e as outras cripta moedas elas não vão na linha de édel uma reserva de valor porque porque você na verdade não está reservando valor se está esperando que haja um incremento de valor e aí pode ser mas não é melhor é o problema é que se você olhar o desempenho dessas moedas em termos de preço ele varia de mais é muito instável então uma hora ela sobe muito autora lá cai muito e isso se chama pessoal chama de volatilidade é que essa coisa de ficar a associação de preço isso não é adequado para uma moeda taesa você não pode ter uma moeda com tanta oscilação de preço então veja nesse aspecto eu também acho que ela não cumpre o papel de moeda ela cumpre um papel especulativo agora se a especulação vai dar certo ou não aí é a sorte de cada um eu imagino que sim de uma linha geral é o o oeste às moedas digitais essas desculpas moedas virtuais ou crypton moedas elas têm um papel muito importante é elas vão assumir uma posição importante mas como a criação delas a tecnologia de criação delas já até ela sempre foi de domínio público que a partir do momento que o bitcoin foi criado toda a parte é ele foi todo desenvolvido em código chamado código aberto é um programa de computador que tão lá acessíveis para quem quiser mexer alterar contribuir tudo mais então é toda tecnologia toda a ciência por trás foi colocado em código aberto ela deixou de ter esse é quer dizer o as próprias instituições financeiras os bancos centrais já estão pensando em vez de emitir moeda é impressa emitir essas não tinham acredito que a moeda emitido por exemplo real é de forma eletrônica em cima da tecnologia do que foi bolada para o bitcoin e aí é que quer dizer o que você o que você pode ter certeza que você pode ter certeza é que você não tem que a gente eu não tenho certeza nenhum de pra onde isso vai muito menos para onde essas moedas digitais ao porquê porque elas são acordos e hoje elas estão muito mais na forma de acordos entre pessoas que fazem transações de de especulativa de guarda que o problema se você se você abstrair a questão de uso para o crime é porque por exemplo nessas nessas nessas redes de de internet que o que são essas redes criminosas de internet essa moeda é a mais usada porque eles conseguem fazer transações de venda de existir um mercado de negociações para a no âmbito criminal não havia me desculpo no âmbito do crime é com relação às moedas virtuais essas crypton moedas agora a no âmbito da economia real isso ainda não está claro e não existe um compromisso não é de ninguém não existe um compromisso de nenhum é governo nenhuma nenhuma e e assim não que isso seja uma grande coisa não estou pregando aqui a necessidade de você ter a uma moeda é carimbado chancelada pelo governo que a gente já sabe o que é que dá né quer dizer então não é isso é muito bacana ideia o problema é que no meu ver a meu ver a crypton moeda ela está sendo é ela está sendo vamos assim foi uma medida revolucionária mas ela está sendo capturada pelo sistema é tradicional

Encontramos esse conteúdo no Youtube


Vinevinc Um Admirador do Mercado Crypton

Está Subindo





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é Muito Importante
Obrigado e Volte Sempre