O Marketing Multicanal está se tornando uma necessidade premente, tal é o
crescimento do número de canais disponíveis para comunicar. Estamos numa era
em que vivemos praticamente online.
Quantas vezes costuma usar o seu o telefone fixo de casa? Quando foi a última
vez que leu a publicidade amarrotada no seu correio postal? Agora pense na frequência com que consulta o email.
Já imaginou andar o dia todo sem celular? E quantas horas passa no Facebook,
Twitter ou Linkedin?
Há alguns anos, a televisão e a mala direta eram os canais
de marketing outbound privilegiados, enquanto que o marketing
inbound se limitava aos call centers e às lojas. Mas a
Internet mudou tudo isso. Mudou hábitos. Mudou comportamentos. É difícil conjugar
verbos como comer, trabalhar, ler, pagar, recrutar e socializar sem ela.
Mudou para sempre a forma como se compram e vendem produtos e serviços.
Agora nós, consumidores, temos mais opções e expectativas mais elevadas.
Queremos tudo o que nos agrada no momento em que nos agrada. E as marcas têm
de acompanhar esta evolução. Não só usamos mais as novas tecnologias, como o
fazemos ao mesmo tempo: email, celular e redes
sociais praticamente em simultâneo. Estamos cientes que os marketeers recolhem
os nossos dados para saberem quando estamos online, onde
clicamos, o que compramos e muito mais. E, no fundo, esperamos que estes
dados os ajudem a nos disponibilizar tudo o que precisamos, pois não queremos
mais ligações de call centers!
Mas, hoje em dia, não basta enviar a mensagem certa às pessoas certas no timing mais
adequado. É preciso lhes fazer chegar essa informação através dos canais mais
adequados! E com o crescimento exponencial de novas tecnologias e aplicações,
esperamos encontrar informação relevante não só no nosso email mas
também no nosso celular e na nossa rede social favorita (ou em qualquer outro
canal que decidamos utilizar). Os marketeiros têm agora de prever
o maior número de interações possíveis, pois já não ditam as regras do jogo.
A utilização e integração dos novos canais de marketing faz-se online com
base nas nossas preferência se comportamentos.
Quer um exemplo? Imagine que está de férias no Rio de Janeiro mas vive noutra
parte do país. Um dia, vê no seu email uma newsletter sobre
o jogo que a seleção brasileira vai ter no Maracanã. Uns minutos depois de
ler, o Neymar faz uma ligação a convidá-lo pessoalmente para o jogo! Como é
que isso aconteceu? Simples: foi configurado o envio automático de uma
chamada de telefone com uma mensagem do Neymar apenas às pessoas que estão no
Rio de Janeiro quando abriram a newsletter sobre o jogo!
Este exemplo, apresentado pela plataforma de marketing multicanal E-goi,
é uma excelente indicação do tipo de comunicação integrada que as empresas e
marcas já estão a usar para se relacionarem conosco. Afinal, como vê, agora é
o consumidor que dita as regras do jogo! |
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