Está acontecendo uma mudança de paradigma na forma como as
marcas atuam perante os consumidores. Antes era apenas a marca a falar para o
cliente. Com a diversidade de meios à disposição do consumidor,
principalmente digitais, a tendência é a oposta: a marca ouve e o cliente diz
o que pretende em tempo real. Formulários e Questionários são duas ferramentas de um conjunto de soluções
que aproximam marca e cliente simplificando este objetivo. Mas voltemos ao
título deste artigo.
Razão 1:
O mais normal é utilizar um formulário para captar contatos. Mas
acredite: Muitos não fazem algo tão simples como colocar um formulário no sitepara
captar contatos, preferindo comprar uma base de dados para fazer envios
massivos sem autorização dos destinatários.
Resultados: O
formulário apresentado nessa imagem já nos gerou mais de 3000 contatos
autorizados.
Razão:2
Pergunte aos seus clientes aquilo que ele querem, oiça-os e se relacione
com eles. Mas atenção: Não seja demasiado exaustivo e vá
direto ao assunto. Questionários com demasiadas perguntas afastam
as pessoas.
Resultados: Esse
questionários de satisfação teve 183 respostas de um
universo de 352 clientes.
Taxa de Sucesso: 52%
Razão:3
O efeito viral. Uma newsletter bem construída com
critérios de participação claros e objetivos e um prêmio apetecível para o
seu público pode fazer muito pelo aumento da sua base de dados.
Resultados: A newsletter apresentada na imagem foi enviada para 3025
pessoas, tendo um total de 2050 recomendações.
Razão:4
Manter uma base de dados actualizada é tão ou mais importante do que adquirir novos
contatos. Porquê enviar um tratamento para a calvice para toda a base de
dados, quando regra geral, os homens é que padecem deste problema?
Que fazer?
Lembra-se da pergunta que fiz no início do artigo? Ainda julga que criar um
formulário ou questionário tem que ser uma grande dor de cabeça?
1) Não trabalhe em múltiplos softwares. Centralize os
recursos.
2) Procure uma ferramenta
todo-o-terreno. Deve ter formulários, questionários e
permitir-lhe alimentar e atualizar a base de dados evitando exportações e
importações entre softwares.
3) Faça você mesmo. Existem ferramentas já com modelos de
formulários e questionários prontos a utilizar. Assim não há necessidade de
pedir a terceiros que o faça por você.
Conclusão:
Não precisa perder dias para concluir com êxito um
questionário ou um formulário. Já não é algo que um leigo não possa fazer.
Reflita sobre o artigo e verá que as sugestões apontadas e muitas das
ferramentas existentes no mercado têm um valor inestimável.
E lembre-se: A era da comunicação de uma via Marca-Cliente têm
os dias contados. A Marca deve agora procurar criar mecanismos para saber
ouvir o cliente e manter uma conversação com ele. Os questionários online são
precisamente uma das ferramentas para o conseguir. Parece
ser uma pergunta tão fácil de responder...ou talvez não. Para que serve
um formulário? Resposta: Para captar contatos. Simples. Para que serve um
questionário? Para fazer perguntas. Simples. Porém as funções de formulários
e questionários vão muito além disso...
Está acontecendo uma mudança de paradigma na forma como as marcas atuam
perante os consumidores. Antes era apenas a marca a falar para o cliente. Com
a diversidade de meios à disposição do consumidor, principalmente digitais, a
tendência é a oposta: a marca ouve e o cliente diz o que pretende em tempo
real. Formulários e Questionários são duas ferramentas de um conjunto de soluções
que aproximam marca e cliente simplificando este objetivo.
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sexta-feira, 2 de maio de 2014
Formulários e Questionários no Email Marketing
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