Não há uma única resposta mágica,
mas a chave está sempre em promover a cadastro na sua newsletter. E
para isso aqui deixamos 22 recomendações:
1) Comece pelos seus instrumentos de contato comercial
direto. Assegure-se de que o seu cartão de empresa (bem como o de todos os
seus colaboradores) inclui uma frase a convidar à cadastro na
sua newsletter.
2) Estimule a sua equipa comercial a obter autorização
dos contatos telefônicos para os cadastrar na newsletter. Dê-lhes uma
recompensa por cada e-mail válido captado com permissão desses contatos.
3) Coloque na assinatura automática de todos os
seus e-mails (e no de todos os seus colaboradores)
um link de cadastro na sua newsletter.
4) Confirme que há um link bem visível para
cadastro na newsletter em todas as páginas do seu website.
Considere também fazer aparecer automaticamente um convite ao cadastro
(numa layer ou popup) se o visitante estiver mais do que um
certo número de minutos no site.
5) Dê algo de valor aos seus visitantes online para
ficar com os contatos deles. Por exemplo, ofereça um estudo interessante em
PDF no seu site imediatamente acessível só a quem se cadastrar
na newsletter. Os autoresponders do E-goi são ideais para
esta função.
6) Anuncie no site promoções e descontos
exclusivos para os visitantes que se inscrevam na newsletter.
7) Quando alguém sair do seu site, considere a
possibilidade de fazer aparecer automaticamente uma janela a relembrar o
cadastro na newsletter.
8) Inclua um botão "enviar a um amigo" em
todas as páginas do site para potenciar o boca-a-boca e trazer mais
visitas.
9) Otimize o SEO do seu site para que apareça
nos lugares cimeiros dos motores de busca. Quanto mais visitas, mais
possíveis subscritores.
10) Não se esqueça dos canais offline, como feiras
e eventos. Leve sempre consigo fichas de cadastro na newsletter e
incentive os visitantes do seu stand a preenchê-los para receberem
informações sobre a sua empresa mais tarde.
11) Durante o evento, sempre que alguém lhe deixar um cartão,
pergunte à pessoa se a pode cadastrar na sua newsletter para ficar
informada sobre a sua empresa. Depois do evento, copie para um ficheiro Excel
(ou introduza diretamente no E-goi) os dados dos cartões com que ficou.
12) Promova o seu próprio evento. Pode ser a inauguração
de uma nova loja, um workshop, uma exposição, etc. É óptimo para reunir
os seus clientes e amigos e aproveitar para os convidar ao cadastro na
sua newsletter.
13) Tem uma base de dados de clientes com moradas
postais mas muito poucos e-mails? Envie-lhes uma carta a oferecer um
brinde caso se inscrevam na newsletter online.
14) Faça uma parceria com associações empresariais com o
objetivo de promover a sua empresa (e convidar à cadastro na newsletter)
junto das respectivas bases de dados de associados.
15) Faça uma parceria com uma empresa não-concorrente
para que as newsletters de ambas as empresas tenham um espaço onde
possam promover-se mutuamente. Por exemplo, reserve para si um espaço promocional
na e-news dessa empresa com um convite ao cadastro na sua
própria newsletter. A outra empresa fará o mesmo.
16) Em cada newsletter enviada, não se esqueça
de desenhar um botão bem grande e apelativo com a mensagem "Enviar a um
amigo". Use os códigos do E-goi para transformar esse botão
num link de recomendação.
17) Ofereça um desconto ou um presente a cada subscritor
que recomende a newsletter e consiga que 10 amigos se inscrevam.
18) Se o E-goi o avisar de clientes
com e-mail inválido ou abandonado, e você tiver o número de celular
desses clientes, envie-lhes uma SMS através do E-goi a pedir-lhes para
atualizarem os seus dados de contato.
19) Potencie a criação de uma comunidade interessada na
sua empresa. Use, por exemplo, o Facebook ou o Ning para criar rapidamente
uma comunidade online.
20) Depois de criar a sua rede no Facebook, tente
granjear o maior número possível de seguidores. Para isso, coloque
regularmente informações no seu perfil que sejam suficientemente
interessantes para que os seus seguidores as transmitam logo a outras
pessoas. Sempre que possível, inclua nessas informações o link de
cadastro na newsletter.
21) Personalize a sua própria página do Facebook com um formulário de cadastro direto na
sua newsletter.
22) Por último, já que falamos de redes sociais, não se
esqueça do Twitter. Abra uma conta nesta rede social e sempre que enviar uma newsletter faça
também um tweet com o link respectivo.
E pronto! Esperamos que estas
dicas lhe sejam úteis. Se as seguir rigorosamente, a sua base de dados
de e-mail marketing tem todas as condições para crescer a um
ritmo galopante a médio e longo prazo.
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quinta-feira, 26 de novembro de 2015
Quero fazer e-mail marketing mas tenho uma base de dados muito pequena. Como posso fazê-la crescer?"
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