sexta-feira, 11 de novembro de 2016

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FERRAMENTA DE BUSCA DO GOOGLE 

Não temos como falar de marketing digital sem não mencionarmos o Google como o principal canal para geração de visitas, busca, tráfego e captação de clientes. Hoje é mais fácil perguntarmos ao Google sobre alguma coisa do que nos aprofundarmos em algum assunto, e raramente questionamos sua resposta. Este hábito para a maioria dos usuários da internet é algo bem normal. E nesse ponto que queremos planejar nossos materiais, para que consigamos ter a qualificação para que quando alguém buscar um assunto do nosso interesse, os motores de busca do Google nos coloquem em posições favoráveis as visitas.


SOLUÇÃO PARA: 

É muito importante para uma empresa estar dentro dos padrões de qualificação do Google, pois a visibilidade alcançada por esse meio é inimaginável vantagem que vamos ter sob nossos concorrentes deve ser estudada e explorada. Como já falamos, o Google é a maior ferramenta de buscas do mundo, a grande maioria dos usuários da internet o utilizam para encontrar o conteúdo que deseja. As empresas precisam se posicionar de forma primordial dentro dele com estratégias eficazes de SEO (Search Engine Opitmization), para garantir que seja um dos primeiros links citados, quanto mais perto do topo e das primeiras paginas, mais possibilidade de visualização terá. O que muitas pessoas não entendem é como o Google faz as suas próprias pesquisas para nos disponibilizar. O Google Keyword Planner, como o próprio nome diz, é uma ferramenta para auxilia no planejamento de palavras-chave. Mas o que são Palavras Chave? Essas palavras chaves são palavras especificas que o Google usa para ranquear suas buscas de acordo com a relevância e frequência. Estas palavras devem ser abordadas na sua estratégia de Marketing de Conteúdo como parte fundamental na produção das divulgações.

SOLUÇÃO PARA:

Nossa grande preocupação quando estamos gerando conteúdo para a internet, seja uma campanha publicitária, um post para o blog, ou até mesmo um tutorial para nossos cliente e usuários, é que nosso conteúdo seja visto pelo maior numero de pessoas possíveis. O Google Keyword Planner, nos mostra informações relevantes sobre palavras-chaves para elevarmos nossa classificação nas buscas, tornando nosso conteúdo mais relevante para as pesquisas dentro do Google. Conhecer as palavras chaves nos disponibilizará uma quantidade de temas para usar em nossos blogs, sites e materiais. Esta ferramenta oferece: Lista de termos relevantes; Média mensal de pesquisas; Nível de concorrência; Lance sugerido. Além disso, com a escolha certa de palavras-chave a chance de sucesso nas suas estratégias de Marketing de Conteúdo é muito mais alta. Assim, será possível produzir um conteúdo de alta qualidade, aumentando seu tráfego e a relação da sua audiência com seu conteúdo. O Google Suggest é a ferramenta de sugestão do Google, é aquele que sugere palavras sempre que você começa a digitar o que quer buscar ou que termina as suas palavras quando você as começa a escrever. Essa ferramenta à medida que o usuário vai escrevendo ele vai sugerindo outros termos que estão relacionadas à sua busca e que têm um alto volume de procura pelos usuários.

SOLUÇÃO PARA: 

O Google Suggest nos ajuda a entender quais tipos de buscas relacionadas ao seu produto ou serviço são mais comuns entre os usuários. Com isso conseguimos ter um guia de como utilizarmos o Google Keyword Planner e encontrar as palavras chaves mais relevantes para melhorar nosso conteúdo. Quando selecionamos uma das opções sugeridas, é possível analisar quais são os primeiros colocados na busca e fazer uma espécie de benchmarking do tipo de conteúdo produzido para aquela palavra-chave. Ficando mais fácil pensar no que ainda é uma oportunidade para trabalhar e também garantir a prioridade nos buscadores. Com esta função da pesquisa do Google, a empresa tem acesso a assuntos para utilizar em publicações, aumentando seu leque de conteúdo e melhorar ranqueamento no Google, ou seja, quanto mais você conteúdo, palavras chaves, mais chances terá de obter um bom posicionamento no buscador e, consequentemente, atrairá mais conversões para o site da empresa. O Google Suggest é uma opção para aqueles que querem iniciar na produção conteúdo ou para quem deseja inovar na estratégia que já possui, com insights novos de palavras-chave. Assim como o Keyword Planner, é uma ferramenta gratuita. O Google Alerts é uma ferramenta usada para acompanhar as atualizações de conteúdos sobre determinado assunto. A premissa é que você receba um e-mail cada vez que algum termo que esteja monitorando for citado na web. Também é possível, acompanhar citações referentes a concorrentes, palavras chaves, descrições ou até sobre comentários sobre o seu produto ou serviço. 

SOLUÇÃO PARA: 

Com o Google Alerts, a equipe de marketing pode acompanhar os conteúdos que têm sido produzidos sobre ou pelos concorrentes do negócio e, assim, tirar ideias de estratégias para utilizar em sua própria produção. Ate mesmo se fizer algum release sobre o seu produto ou serviço, será possível mapear o que foi dito e, caso seja algo em desacordo com o que a empresa acredita ser o correto, pode agir de maneira mais pontual. Além disso, os releases que exaltem a marca, sejam de clientes, usuários ou até mesmo Leads, podem ser utilizados como forma de social proof da qualidade que a empresa oferece, servindo de propaganda e indicação para os futuros clientes. O grande beneficio esperado ao utilizar o Google Alerts é um maior acompanhamento dos concorrentes, das palavras-chave e termos mais importantes para a empresa. Dando a possibilidade de contornar mais fácil alguma situação incômoda que pode prejudicar a imagem da marca ou da empresa. Com o Google Trends você ganha a opção de planejar muito melhor suas campanhas e ações, ele é uma ferramenta de informar as principais “tendências”, isso nos da uma quantidade de material para trabalhar muito maior e melhor que irmos pelos achismos. Utilizando durante na produção de nosso planejamento de Marketing, conseguiremos tirar o melhor proveito de nossos investimentos, tendo ações baseadas em dados e informações confiáveis. SOLUÇÃO PARA: O Google Trends entra como a solução ideal para criar conteúdo. A palavra “trends” vem do inglês e pode ser traduzida como “tendências”, como utilizada no Twitter (trending topic’s), o que faz do Google Trends uma ótima ferramenta complementar na sua estratégia de Marketing Digital e Marketing de Conteúdo. O Google Adwords é uma das maiores ferramentas do Google em termos de representatividade — a maior parte das receitas do Google provém dela. Ele permite que empresas anunciem online, produtos relacionados aos resultados de busca do Google e em sites parceiros, diretamente para um público relevante para os negócios. Google Analytics é o programa gratuito do Google para análise de sites e aplicativos. Com ele, consegue-se analisar todo o comportamento de quem esteve no seu site: número de visitantes, tempo médio de permanência nas páginas, de onde vieram as pessoas, entre outros. Também dando a possibilidade de uso mais avançado, com a observação do funil, as taxas de conversões por categorias ou até mesmo a criação de testes A/B de páginas. SOLUÇÃO PARA: O Google Analytics resolve principalmente problemas de informação. Com esta ferramenta, a empresa consegue entender como está o desempenho de cada página de seu site e, com isso, consegue realizar melhorias e otimizações. As informações centralizadas ajudam ainda a ter uma noção do que acontece no portal da empresa. Dica Importante: Quando for utilizar o Analytics, lembre-se de pensar antes o porquê quer analisar aquilo. Analisar por analisar não leva a lugar algum e ainda toma tempo desnecessário da equipe . Os resultados podem ser muito relevantes dependendo de como você analisa, e como utiliza esta informação. O grande destaque desta ferramenta está em oferecer condições para que sua empresa não fique dando tiro no escuro ou contando com a sorte na hora de implementar mudanças. O Google Shopping Ads funciona como uma espécie de agregador de lojas. Com ele você anuncia produtos no próprio Google e faz uma conexão com a sua loja. Assim, os produtos e preços da sua loja ficam sempre atualizados no topo da página de buscas. Com esta ferramenta, qualquer usuário que procurar por um item específico que sua empresa ofereça e que esteja disponível no Google Shopping, poderá ver o produto direto no buscador juntamente com produtos de outras lojas e comparar preços e modelos por ali mesmo. O segmento de e-commerce é o que mais pode se beneficiar deste recurso, mas mesmo quem procura melhorar resultados em vendas para uma loja física (offline), o Google Shopping Ads pode ajudar. 

SOLUÇÃO PARA: 

O Google Shopping facilita a aparição dos produtos da empresa na primeira página do buscador, já que é muito mais visual e conta com a informação de preço e o nome da loja. Mesmo se colocando logo ao lado dos competidores, a loja online consegue ficar mais acessível para os possíveis clientes que provavelmente não chegariam ao site de outra forma. Esta é uma excelente saída principalmente para quem ainda não conseguiu se colocar nas primeiras páginas do buscador de forma orgânica ou ainda não investe ativamente em palavras-chave pelo Google Adwords e Keywords Planner. O Google Shopping Ads representa apenas 20% dos cliques pagos de buscas, o que mostra que ainda há muitas oportunidades em sua utilização. Como este tipo de anúncios aparece em destaque no topo da página de busca, eles recebem muito mais atenção dos potenciais compradores. Alguns anunciantes conseguem uma taxa de conversão 130% mais alta com esses anúncios, quando comparado a outros anúncios de venda. Não é necessário escolher palavras-chave, apenas definir uma oferta para o produto. A partir daí o Google decide quais termos são relevantes com base no seu feed de dados de produto (criado no Google Merchant). Você pode ainda adicionar negativos para impedir que os anúncios sejam exibidos para palavras-chave indesejáveis e gerem cliques e gastos desnecessários.

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